Dados do Trabalho


Título

Análise retrospectiva da incidência e evitabilidade das lesões por pressão em pacientes de UTI cirúrgica

Objetivo

Descrever a incidência e evitabilidade das lesões por pressão (LP) em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cirúrgica de um hospital privado.

Métodos

Estudo transversal e retrospectivo conduzido na UTI cirúrgica de um hospital privado, abrangendo o período de janeiro a dezembro de 2023. A pesquisa utilizou uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para analisar os prontuários eletrônicos de pacientes internados, com foco nas lesões por pressão. Os enfermeiros avaliaram as lesões quanto ao estadiamento (estágios 1 a 4, não classificável, dano tissular leve, moderado e profundo) e determinaram se os eventos eram evitáveis ou inevitáveis.

Resultados

No período de 12 meses, 641 pacientes foram internados na UTI cirúrgica com média de permanência de 4,6 dias. e todos foram avaliados pela escala de Braden. Desses, 4 pacientes desenvolveram lesões por pressão e estavam classificados com alto risco para LP, sendo 1 paciente em estado gravíssimo apresentou lesão em estágio 3, considerada inevitável.2 pacientes em estado grave apresentaram lesões em estágio 2, também consideradas inevitáveis. 1 paciente em estado geral regular apresentou lesão em estágio 2, considerada inevitável.

Conclusão

Todas as lesões foram consideradas inevitáveis pela equipe de enfermagem, independentemente da gravidade do estado clínico dos pacientes, sugerindo que as medidas preventivas adotadas foram eficazes, mas também destacando a complexidade do cuidado para evitar tais lesões.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Claudia Cristina Lira Santana, Antonio Gonçalves Oliveira, Bruno Felipe Novaes Souza, Fernando José Barbosa Cruz, Liandra Silva Santos, Rafaela Rafael Germano Botelho, Ana Clara Silva Silva, Nathália Maria Santos Barboza