Dados do Trabalho


Título

Análise retrospectiva da ocorrência e evitabilidade das lesões por pressão em pacientes da UTI Geral

Objetivo

Descrever a gravidade do paciente, estadiamento da lesão por pressão e evitabilidade do evento e tempo de permanência em uma UTI geral de hospital privado.

Métodos

Este estudo transversal e retrospectivo foi conduzido na UTI geral de um hospital privado em Recife, cobrindo o período de janeiro a dezembro de 2023. A pesquisa utilizou uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para analisar os prontuários eletrônicos de pacientes internados, focando na avaliação das lesões por pressão. As lesões foram classificadas quanto ao estadiamento (estágios 1 a 4, não classificável, dano tissular leve, moderado e profundo) e os eventos foram categorizados como evitáveis ou inevitáveis pelos enfermeiros.

Resultados

Durante o período de 12 meses, 582 pacientes foram internados na UTI geral, com uma média de permanência de 5,7 dias e avaliados com a escala de Braden para risco de lesão por pressão. Desses, 4 pacientes desenvolveram lesões por pressão: 1 paciente em estado gravíssimo apresentou uma lesão não classificável, considerada inevitável. Outros 2 pacientes que se encontravam em estado grave desenvolveram lesões em estágio 2 e 1 dano tissular leve, todos considerados evitáveis.

Conclusão

Esses resultados sugerem a necessidade de melhorias nas práticas preventivas e na avaliação de risco para minimizar a ocorrência de lesões por pressão, especialmente em pacientes mais vulneráveis.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Claudia Cristina Lira Santana, Antonio Gonçalves Oliveira, Bruno Felipe Novaes Souza, Fernando José Barbosa Cruz, Ana Clara Silva Silva, Nathália Maria Santos Barboza, Nathália Lucena Santos, Francilene Silva Siqueira