Dados do Trabalho
Título
Pesquisa de satisfação de atendimento de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva Adulto – ANÁLISE QUALITATIVA
Objetivo
Avaliar o índice de satisfação de pacientes internados durante a permanência em unidade de terapia intensiva adulto
Métodos
Estudo retrospectivo de caráter descritivo com abordagem qualitativa de pesquisa de qualidade e satisfação através de questionário dirigido a pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Resultados
Analisadas 210 pesquisas de satisfação de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no período de janeiro a julho de 2024, sendo 126 do sexo masculino (60%). A idade média dos pacientes foi de 55,56 anos. A satisfação geral quanto ao atendimento prestado durante a internação em UTI Adulto foi alta, alcançando em 97,8%. Nas avaliações específicas: Atendimento de enfermagem: 71,2% consideraram ótimo e 28,8% bom; Atendimento médico: 67,3% classificaram como ótimo e 32,7% como bom. Serviço Social: 48,1% avaliaram como ótimo e 51,2% como bom. Fisioterapia: 50% dos pacientes consideraram o atendimento ótimo, com 100% de satisfação nos meses de janeiro e abril. Psicologia: A média de avaliação ótimo foi de 59,4%, com 100% de satisfação nos meses de abril e junho. Humanização: 82% dos pacientes consideraram o ambiente humano e acolhedor. 82% consideraram a comunicação dos profissionais clara e objetiva. 97,9% recomendariam a UTI Adulto aos seus familiares.
Conclusão
Pesquisas de satisfação e qualidade como a utilizada, constituem uma importante ferramenta de qualidade, além de trazerem constantemente oportunidades de melhorias aos serviços de saúde. Os dados encontrados, demostram que o serviço analisado atende as expectativas de seus pacientes constatado através da alta taxa de satisfação encontrada através dos questionários aplicados.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
FIRMINO HAAG, FLÁVIO ALBUQUERQUE, MARILENE ZAMPOLI, ROBERTO BERGAMIM, DIANY PRISCILA OLIVEIRA