Dados do Trabalho
Título
Suplementação com β-hidroximetilbutirato (HMB) e treino de resistência em pacientes idosos com sarcopenia: revisão sistemática e meta-analise de ensaios clínicos randomizados
Objetivo
Com o envelhecimento da população o número pacientes idosos aumenta nas instituições hospitalares. A massa muscular diminuída dá lugar a sarcopenia, que é caracterizada pela diminuição da massa e força muscular, reduzindo a funcionalidade dos acometidos. Estratégias de suplementação proteica, o HMB age na síntese de proteínas musculares estimulando a via mTOR, podendo reduzir a degradação proteica e contribuir no aumento de massa muscular, ganhando destaque no cenário da nutrição, novos estudos vem se desenvolvendo com o intuito de comprovar a eficácia desta técnica.
Métodos
Trata-se de uma revisão sistemática e meta análise, incluídos ensaios clínicos randomizados, que comparam a suplementação de HMB associado a treino de resistência versus treino de resistência em placebo nos pacientes idosos com sarcopenia, os resultados obtidos pela avaliação de Handgrip e massa livre de gordura. Foram analisadas as bases de dados PubMed, Embase e Scopus.
Resultados
Foram 163 estudos inicialmente identificados e triados, sendo incluídos 3 ensaios clínicos randomizados com população de 74 pacientes no grupo HMB e 70 no grupo controle. Na análise do teste de Handgrip não houve benefício no grupo HMB (IC 0,35 – 1,48), com diferença estatisticamente significante ( p = 0,001). Quanto a avaliação de massa livre de gordura houve um tendencia de beneficio a favor do grupo HMB (-0,21 – 0,01) entretanto, sem diferença estatisticamente significante (p= 0,09).
Conclusão
Apesar dos estudos randomizados, a população é limitada, evidenciando a necessidade de estudos controlados de longa duração que verifiquem seu papel em massa e força muscular em idosos.
Área
Suporte Nutricional, Metabólico e Renal
Autores
Pamela Farina Duso, Andressa Souza Bertoldi , Maria Lygia Minney, Giovana Landal de Almeida Lobo