Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DO PROJETO DE PREVENÇÃO À IRAS NA UTI DE UM HOSPITAL PÚBLICO
Objetivo
Discutir os impactos do Projeto Saúde em Nossas Mãos, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) voltado para a prevenção à infecções relacionados à assistência à saúde (IRAS).
Métodos
Consiste em um estudo retrospectivo transversal, envolvendo pacientes internados em uma UTI de 10 leitos para adultos de um hospital público terciário em São Luís - MA, entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023. As variáveis analisadas foram, densidade de IRAS, taxa de uso de dispositivos invasivos e mudança de condutas adotadas pela equipe. A coleta de dados foi feita por análise de prontuários e os dados foram armazenados em uma planilha do Microsoft Excel, com sua análise realizada no programa computacional IBM SPSS Statistics v.29.0. Armonk, NY: IBM Corp.
Resultados
Observou-se redução na densidade de incidência de pneumonia associada a ventilação mecânica em 26,6%, ao passo que a taxa de uso de ventilação mecânica teve discreto aumento de 0,46%. Quanto às infecções primárias de corrente sanguínea, houve redução de 0,33%, com aumento de 2% no uso de cateter venoso central, enquanto não houveram casos de infecção de trato urinário associada associadas à cateter.
Conclusão
Depreende-se que a implementação de protocolo de prevenção a IRAS reduz a incidência de infecções, mesmo com o aumento do uso de dispositivos.
Área
Segurança, qualidade e gestão
Autores
Carlos Gonzaga Melo Filho, Aritânia Gonçalves da Silva, Carlos Alberto Araújo de Azevedo Neto, Carlos Vinícius Vale de Andrade Costa, Augusto Hipólito Chagas Freato, Guilherme Dutra Oliveira, Vinícius Freire Pereira, Hiago Sousa Bastos