Dados do Trabalho


Título

Manejo dos pacientes com diagnóstico de sepse em uma Unidade de Terapia Intensiva cirúrgica

Objetivo

Avaliar as características demográficas, clínicas e condições de tratamento de pacientes com sepse em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cirúrgica.

Métodos

Estudo longitudinal e retrospectivo, com fonte de dados secundários. Foram analisados os prontuários eletrônicos dos pacientes adultos na UTI cirúrgica de um hospital particular no período de janeiro a dezembro de 2023. A análise contou com todos os pacientes com diagnóstico de septicemia no momento da admissão, sendo desconsiderados aqueles que cursaram com esta condição durante o internamento.

Resultados

Dentre os 641 pacientes internados, 32 foram diagnosticados com septicemia na admissão. A idade média foi de 79 anos, variando entre 26 e 100 anos. A amostra contou com 19 mulheres (59%) e 13 homens (41%). Do grupo, 20 pacientes chegaram à UTI com o protocolo de sepse já iniciado na emergência. Os principais focos de infecção foram: respiratório (31,2%), urinário (21,8%) e nosocomial (18,7%) e as disfunções orgânicas mais prevalentes foram PAM<70mmHg (38%) e rebaixamento do nível de consciência (30%). Foram prescritos 13 antimicrobianos diferentes, sendo mais utilizados meronem (22%), piperacilina + tazobactam (15%), ceftriaxona (12%) e teicoplanina (10%). A taxa de letalidade foi de 59%.

Conclusão

A sepse na UTI cirúrgica afetou predominantemente pacientes idosos e atingiu uma taxa de letalidade significativa, evidenciando a necessidade de vigilância contínua e protocolos de controle de infecções que indiquem uso adequado de antimicrobianos e manejo de ressuscitação volêmica. Os resultados demonstram a importância de instituir estratégias para melhorar os desfechos clínicos e reduzir a mortalidade associada à sepse na UTI.

Área

Sepse

Autores

Bruno Felipe Novaes Souza, Antonio Gonçalves Oliveira, Claudia Cristina Lira Santana, Rafael Nóbrega Pádua Walfrido, Maria Letícia Gomes Ferreira, Renata Daniele Amaral Medeiros Feitosa, Girlayne Batista Arruda, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais