Dados do Trabalho
Título
Formação continuada humanista-existencial do sentido da vida e cuidado humano, do pessoal de saúde que atua com pacientes em estado crítico
Objetivo
Objetivo: formar o pessoal de saúde que atua com pacientes em estado crítico numa proposta humanista-existencial do sentido da vida e do cuidado humano, alcançando uma melhora possível da qualidade da vida inter-humana, uma autonomia sempre diante do outro.
Métodos
Métodos: é uma pesquisa fenomenológica; uma proposta geral resultante do diálogo do formador e equipe, estruturando o plano do curso, como carga horária, temas/conteúdos, bibliografias etc. Os marcos teóricos e práticos serão: Robert Carkhuff (1934-), Leonardo Boff (1938-) e Viktor Frankl (1905-1997)
Resultados
Resultados: a formação humanista, via proposta de relação de ajuda do sentido da vida, pretende, pela técnica de role-play, ensinar-aprender a refletir sobre o sentido da vida e do cuidar humano, e para isso experienciará o atender ou sintonizar com o paciente, e isso acontecendo, chega-se ao envolvimento, e aí há um responder aos sentimentos, conhecimentos, expressão corporal etc., criando a capacidade de autoexploração daquele que sofre, e nisso, nos dirigimos a personalizar, e então o ajudado vivenciará a compreensão dele ser-no-mundo, e finalmente iniciar-se-á uma ação de cuidar de si, ampliando o sentido da vida.
Conclusão
Conclusão: a técnica do psicodrama tem se revelado eficaz nesse tipo de formação continuada visando a humanização via relacionamento de ajuda que se liga na “pró-cura’ do sentido da vida e do cuidado como atos primordiais do ser humano em ser-no-mundo.
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
Bernardete Maria Ardisson Colodete, Paulo Roque Colodete, Ingrid Ardisson Colodete, Raniê Ralph Gaburro Teixeira, Hiran Pinel