Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇÃO ENTRE ULTRASSOM DE QUADRÍCEPS E ULTRASSOM DE DIAFRAGMA NA AVALIAÇÃO MUSCULAR DO DOENTE CRÍTICO

Objetivo

Avaliar a correlação entre a espessura dos músculos quadríceps e diafragma em pacientes críticos ventilados mecanicamente, bem como correlacionar com demais variáveis clínicas.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal ainda em andamento, iniciado em março de 2024, com uma amostra atual de 25 pacientes. Coletou-se espessura do quadríceps e fração de espessamento diafragmático através de um ultrassom portátil; coletou-se do prontuário eletrônico dados de identificação pessoal, dados clínicos, presença de risco de fraqueza muscular adquirida na UTI (FAUTI), risco nutricional, tempo de ventilação mecânica e desfecho hospitalar. Para comparar-se valores de ultrassom entre si, bem como com tempo de ventilação mecânica e com o valor do escore de risco nutricional utilizou-se a correlação de Spearman. Para a comparação do ultrassom com presença de risco nutricional, desfecho hospitalar e presença de risco de FAUTI utilizou-se o teste U de Mann-Whitney.

Resultados

A idade média foi 66 anos e as comorbidades mais prevalentes foram Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. Pneumonia foi o principal motivo de admissão e o escore SOFA foi maior de 10 em 66% dos pacientes. A alta hospitalar ocorreu em 52,2% dos casos. A correlação entre o quadríceps e o diafragma foi fraca (rho = -0,11; p valor de 0,6), aceitando-se a hipótese nula. Os demais achados foram semelhantes, revelando-se ausência de correlação entre os valores absolutos de ultrassom com os desfechos secundários.

Conclusão

Até o momento não denotou-se correlação significativa entre os músculos quadríceps e diafragma. Um maior tamanho amostral é necessário para a elucidação da evidência.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Fernanda Junqueira Stamato Oliveira, Rafaela Sartor Gonzaga, Isabella Tayna Larocca, Drielle Chiesa, Bruna Livia Ferreira da Silva, Bruna Soares Ferreira, Vivian Cristina Vernilho Salerno, Rafael Ferrari