Dados do Trabalho


Título

Incidência e fatores de risco de lesão na córnea em pacientes sedados de terapia intensiva: estudo de coorte prospectiva

Objetivo

Identificar a incidência e os fatores de risco da lesão de córnea em pacientes sedados de terapia intensiva.

Métodos

Trata-se de um estudo de coorte prospectivo reportado segundo as diretrizes Strobe. A análise de dados foi realizada por meio de frequência absoluta e relativa e os fatores de risco por meio de regressão de cox, sendo adotado o nível de significância de 5% (α = 0.05). As análises foram realizadas no Programa R (R Core Team, 2023) versão 4.3.1.

Resultados

Dos pacientes avaliados, 17,5% apresentaram lesão de córnea. Dos que apresentaram a lesão córneana, 85,7% era de grau 1 e 14,3% grau 2, 57,2% apresentaram lesão em ambos os olhos e 100% foram diagnosticados pela lâmpada de fenda. A doença neurológica foi o principal fator de risco, aumentando em quase 4 vezes o risco da ocorrência (RR: 3.81, p-valor: 0,02), o olho seco também mostrou ser um fator de risco para o desenvolvimento de lesão de córnea (RR:1,57).

Conclusão

Pacientes de terapia intensiva, com doença neurológica, sedação ou rebaixamento do nível de consciência devem receber medidas de prevenção para evitar a lesão na córnea como a proteção com câmara de polietileno e lubrificação intensa.

Área

Epidemiologia

Autores

Natasha Varjão Volpáti, PATRICIA REZENDE DO PRADO, WALESKA OLIVARES, Ruth Ester Assayag Batista, Cássia Regina Vancini Campanharo, Maria Carolina Teixeira Lopes