Dados do Trabalho
Título
Elaboração de prontuário afetivo para pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva adulto : um relato de experiência
Descrição do caso
O prontuário Afetivo surge como uma ferramenta inovadora para fortalecer a humanização do atendimento em saúde, especialmente no cuidado com pacientes . Este tipo de prontuário tem bases teóricas que auxiliam na sua elaboração e na implementação de uma assistência mais humanizada. Ele é projetado para capturar não apenas as necessidades físicas dos pacientes, mas também suas demandas psicológicas e emocionais, fundamentais para o bem-estar integral do indivíduo. Importância para a Enfermagem.
O Prontuário Afetivo foi implementado em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto de um hospital privado no município de Paulista, Pernambuco. O prontuário foi impresso em folhas A4, plastificados e fixados ao leito do paciente, disponibilizamos canetas coloridas para o preenchimento manuscrito e lúdico. Apresentamos a proposta para a equipe de enfermagem e posteriormente às demais equipes, explicamos seu funcionamento e seu objetivo e orientamos que seu preenchimento deveria ser feito durante a visita da família, pelos próprios familiares.
A implementação do prontuário afetivo deu acesso a informações de aspectos afetivos e emocionais e agregou ao processo de cuidado. Com isso, nossos profissionais passaram a tomar decisões de maneira mais alinhadas com os desejos e bem estar emocional do paciente, promovendo um cuidado mais empático e personalizado.
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
Amanda Katiane das Chagas Palmeira de Maria, Lúcia Ingridy Farias Thorpe, Charlene Melo de Lima