Dados do Trabalho


Título

Proposta de instrumento de rastreio para carga de trabalho de enfermagem para adultos e idosos internados em unidade de terapia intensiva: Resultados preliminares

Objetivo

Propor uma versão abreviada do Nursing Activities Score (NAS) para utilização como instrumento de rastreio para a mensuração da carga de trabalho de enfermagem em adultos e idosos admitidos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Métodos

Estudo psicométrico realizado em um hospital privado terciário da cidade de São Paulo. A amostra foi estimada em mil casos, sendo 500 adultos (18 anos) e 500 idosos ( 60 anos). Foram incluídos na amostra os mil primeiros indivíduos admitidos nas UTIs em questão no ano de 2022, que tivessem permanecido internados na unidade por um período mínimo de 24 horas. Foram excluídos os indivíduos cujo NAS não havia sido preenchido. Os dados foram coletados retrospectivamente via prontuário eletrônico. Para análise da estrutura interna foi realizada análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória através do software Factor 12.01.02. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 61143222.9.0000.5392 / número do Parecer: 5.592.793).

Resultados

A análise psicométrica do instrumento original resultou em 4 itens: cuidado aos pacientes que fazem uso de vias aéreas artificiais; tratamento para melhorar a função pulmonar em qualquer frequência; uso de droga vasoativa; e alimentação enteral, através de tubo gástrico ou outra via gastrointestinal. Assim, o denominado MINI-NAS, é um instrumento unidimensional, explica 80,11% do fenômeno além de possuir boa discriminação dos itens e ajustamento do modelo.

Conclusão

Conclui-se que o MINI-NAS possui boas evidências de validade de estrutura interna para o objetivo proposto.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Joathan Borges Ribeiro, Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini