Dados do Trabalho


Título

Intervenção para melhoria da comunicação multidisciplinar

Objetivo

Avaliar se a implantação do “safety huddle” produziu melhoria na comunicação entre a equipe multidisciplinar.

Métodos

Pesquisa sobre comunicação aplicada a equipe multidisciplinar, com definição do problema prioritário e da intervenção necessária através da matriz esforço x impacto . Após um ano, a mesma pesquisa foi reaplicada e os resultados comparados.

Resultados

A pergunta “Você recebe informações sobre o planejamento do dia no início do plantão?” foi selecionada para intervenção prioritária, pois 89% dos médicos responderam "sempre ou frequentemente”, contra 36% da equipe de enfermagem. Ficou evidente a existência de uma lacuna na comunicação entre as duas equipes. O plano de ação foi a implantação do “safety huddle”, com realização de reuniões multidisciplinares diárias, durante 15 minutos, que abordam o gerenciamento dos leitos, a situação da equipe, os principais riscos, as programações, as questões não assistenciais relevantes, a definição dos pacientes “watchers” e das prioridades do dia. Após um ano, foi apurado que 100% da equipe médica e 76,6% da equipe de enfermagem recebem as informações no início do plantão "sempre ou frequentemente”, caracterizando um aumento do percentual da equipe de enfermagem que recebe informações no início do plantão "sempre ou frequentemente" em 40,6%, com redução da diferença entres as equipes de 23,4%.




Conclusão

O “safety huddle” se mostrou uma útil em melhorar o alinhamento de informações entre as equipes. Porém novas análises são necessárias para definir se ajustes na ferramenta poderão aumentar o equilíbrio na comunicação efetiva entre as equipes.

Área

Segurança, qualidade e gestão

Autores

Simone Camera Gregory, DIogo Gomes Luque, Roberta Santana, Camille Kirkove, Danielle Plaisant, Elisa Oliveira dos Santos, Priscila Verly Quevedo, Tatiana Pereira Behnen