Dados do Trabalho


Título

ADESÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM AO BUNDLE DE PREVENÇÃO DE INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO CATETER VENOSO CENTRAL NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Objetivo

Avaliar a adesão da equipe de enfermagem ao bundle de prevenção de infecções de corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central nas unidades de terapia intensiva e o índice de conformidade e não conformidade às medidas individuais através do preenchimento correto do instrumento de coleta de dados e fomentar a prevenção das infecções da corrente sanguínea associada.

Métodos

Estudo transversal com delineamento descritivo, abordagem quantitativa, do tipo analítico e correlação entre variáveis, realizado nas seguintes unidades: Unidade de Terapia Intensiva Adulto pós-cirúrgico, neurológica, cardíaca, de um hospital de ensino de S. J. do Rio Preto no interior do estado de São Paulo, por meio de checklist elaborado pelo SCIH, modelo exigido pela ANVISA e aplicado nas unidades por enfermeiros do serviço. Será utilizado amostragem por conveniência de acordo com o período pré-estabelecido de abril a setembro de 2022 para a coleta dos dados, sem a realização de cálculo amostral.

Resultados

Foram aplicados bundles em 552 pacientes internados em UTIs neurológica, cardiológica e pós-operatório geral. Contudo, o bundle de manutenção atingiu um nível alto de conformidade para as medida individuais, porém o número de adesão total ainda é menor do que o esperado.

Conclusão

Ficou comprovada a necessidade de investimentos em capacitações permanentes nessa temática, após observar que os profissionais de enfermagem não agem de acordo com as novas exigidas pela ANVISA para diminuição de ICR. Com isso as medidas simples quando adotadas de forma correta diariamente podem reduzir as IRAS e, com isso, o tempo de internação, gastos hospitalares e morbimortalidade.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Ana Paula Rico Vicente