Regulamento para submissão de trabalhos científicos


1. Das datas de recebimento dos trabalhos

1.1 A data limite para o recebimento dos trabalhos será: 20/03/2024, valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Não haverá prorrogação deste prazo. A submissão do trabalho não estará vinculada a inscrição no congresso.

2. Do local para o envio dos trabalhos

2.1 Os trabalhos deverão ser encaminhados via on-line utilizando-se do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos.

2.2 Após a conclusão do processo, será encaminhado ao e-mail cadastrado na inscrição o protocolo da submissão do trabalho.

2.3 A comissão científica se reserva no direito de reclassificar a categoria de submissão do trabalho.

3. Da comissão julgadora

3.1 Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do XII Congresso Luso Brasileiro de Medicina Intensiva.

3.2 Terão preferência os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos;

3.3 SOMENTE SERÃO ACEITOS TRABALHOS ORIGINAIS, REVISÕES SISTEMÁTICAS OU RELATOS DE CASO. REVISÕES DE LITERATURA NÃO SÃO ACEITAS E NÃO SERÃO CONSIDERADAS NA ANÁLISE.

3.4 Relatos de caso somente serão aceitos se efetivamente tratarem de doenças ou apresentações atípicas, cujo conhecimento deva ser da comunidade de intensivistas.

3.5 Os autores não deverão submeter mais de um resumo com a mesma casuística, exceto nos casos em que o enfoque for claramente diferente. No caso de submissão múltipla, a Comissão Científica avaliará e escolherá apenas o resumo que melhor represente os resultados.

3.6 A classificação do formato para apresentação (oral ou poster) será a critério da Comissão Científica.

3.7 A comunicação sobre a aprovação ou não, será por meio do correio eletrônico, pelo qual foi remetido o trabalho, até o dia 04/04/2024.

4. Dos trabalhos

4.1 Para elaboração do resumo, os autores poderão consultar o guia: “Como redigir um resumo científico”.

4.2 O resumo deverá ter no máximo 250 palavras e obedecer estritamente às regras de formatação abaixo anunciadas. Resumos fora da padronização não serão considerados para análise.

4.3 Título: incluir no retângulo o título completo do trabalho, primeira letra em maiúsculas e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras do português para utilização de maiúsculas.

4.4 Autores: escrever os nomes dos autores por extenso: os nomes serão separados entre si por vírgula. O nome do apresentador deverá estar identificado. Em artigos originais serão permitidos até 8 autores, em relatos de caso até 5 autores.

4.5 Afiliação: Deve constar apenas a instituição principal de cada autor, sem NENHUMA menção à função dele dentro desta instituição. Será permitida apenas a citação de uma instituição por autor. Colocar o nome por extenso, abreviatura entre traços (se for o caso) cidade (estado), país.
Exemplo: Disciplina de Anestesiologia, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (SP), Brasil.

4.6 Texto do resumo: para artigos originais, utilizar parágrafos nas subdivisões (Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão). Não colocar introdução ou discussão como itens separados. Apenas esses quatro itens serão considerados e o restante do texto será deletado. Os relatos de casos deverão conter uma breve introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos, ou seja, o resumo não deve ser estruturado.

Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.

Não serão aceitas figuras e/ou tabelas.

Referências não são necessárias, mas podem ser acrescentadas caso os autores julguem ser fundamental para o entendimento do resumo, dentro do limite de 250 palavras.

4.7 Serão permitidas alterações e/ou correções nos trabalhos até SETE DIAS APÓS A SUBMISSÃO.

5. Da apresentação dos trabalhos selecionados

5.1 Do formato dos Pôsteres: No momento da aceitação do trabalho o autor será comunicado da forma adequada para sua preparação.

6. Certificado

6.1 O certificado será digital. Os autores que apresentaram seus trabalhos poderão emitir seus certificados através do sistema de submissão de trabalhos.

6.2 A não apresentação do trabalho científico implicará no não fornecimento do certificado.

7. Disposições Gerais

7.1 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do XII Congresso Luso Brasileiro de Medicina Intensiva.