Dados do Trabalho


Título

Análise do conhecimento da equipe multiprofissional de uma unidade de terapia intensiva a respeito do bundle de PAV em hospital público de Goiânia-GO.

Objetivo

O conhecimento sobre os aspectos relacionados à pneumonia associada à ventilação mecânica pode contribuir para a reorientação das estratégias utilizadas na prevenção deste problema. O objetivo deste trabalho é analisar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre as medidas de prevenção para Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) em uma UTI.

Métodos

A amostra foi composta por 30 profissionais da UTI. A coleta de dados foi realizada através de questionário objetivo entre os meses de janeiro e abril de 2022. A adesão foi verificada por questionário que abordava não só a definição do bundle de prevenção à PAV, mas também os principais tópicos do mesmo, entre eles: elevação da cabeceira, interrupção diária da sedação, profilaxia de úlcera péptica, profilaxia de trombose venosa profunda (TVP), higiene oral e pressão do cuff.

Resultados

60% não soube descrever o que era o bundle de PAV. Sobre as principais medidas adotadas para a prevenção de PAV, 43,3% citaram de forma correta as medidas mais eficazes, sendo a cabeceira elevada e a análise da pressão do cuff as medidas mais citadas (70%). A maioria (53,3%) descreveu não ter conhecimento da importância da retirada de sedação diária no controle da prevenção de PAV, assim como da higiene oral diária. 63,3% mostraram conhecimento sobre a profilaxia de TVP, além da profilaxia medicamentosa.

Conclusão

Por ser tema de suma importância no ambiente de terapia intensiva, verificamos a necessidade de ampla divulgação entre os profissionais da unidade, assim como a implementação de protocolos sistemáticos sobre o assunto.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

André Vinícius Bastos Coutinho, Raphaela Gonçalves da Silva