Dados do Trabalho
Título
Análise da mensuração das pressões do cuff imediatamente após intubação orotraqueal (IOT) e 12 horas pós IOT
Objetivo
A pressão do cuff é transmitida de forma direta na parede traqueal o que aumenta o risco de lesões nessa estrutura. Para evitar lesões na mucosa da traquéia faz-se necessário observar o grau de pressão transmitido para a parede traqueal. O objetivo deste trabalho foi avaliar a pressão do cuff no primeiro momento pós IOT e após 12 horas da realização da primeira medida.
Métodos
Foram avaliados 20 pacientes de ambos os sexos, internados na UTI de um hospital público de Goiânia - GO. A primeira mensuração da pressão foi realizada e devidamente ajustada, de acordo com os valores preditivos de referência, através de cuffômetro logo após a prótese ventilatória ter sido introduzida e fixada. Após 12 horas de intubação foi realizada uma nova medida.
Resultados
Dentre todos os pacientes avaliados, 13 eram do sexo masculino, totalizando 65% e 7 do sexo feminino, representando 35% do total. A média de idade da amostra foi de 66,5 anos. Durante avaliação da primeira medida de pressão obteve-se valor médio de 28,3 cmH20 e após 12 horas da IOT, a análise mostrou uma média de 21,7 cmH2O.
Conclusão
Faz-se necessária a constante mensuração do cuff não apenas após a IOT, assim como a conscientização da equipe em relação aos malefícios da utilização de uma pressão inadequada. Tudo isso com intuito principal de promover uma assistência mais segura aos pacientes.
Área
Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica
Autores
André Vinícius Bastos Coutinho, Raphaela Gonçalves da Silva