Dados do Trabalho


Título

Conhecimento da equipe multidisciplinar sobre as metas de oxigenoterapia em pacientes hipoxêmicos e possíveis efeitos deletérios do uso excessivo do oxigênio em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva.

Objetivo

O uso suplementar de O2 é frequente na unidade de terapia intensiva, principalmente no que diz respeito ao tratamento de patologias respiratórias. Tendo em conta que o tratamento adequado da hipoxemia passa por um conhecimento fisiopatológico satisfatório, concentrações desnecessárias de oxigênio podem ser utilizadas em determinadas situações sem que a real causa da hipoxemia seja efetivamente corrigida. O objetivo deste trabalho é avaliar o conhecimento da equipe multidisciplinar de um hospital de Goiânia, sobre as metas protocolares de oxigenoterapia.

Métodos

A amostra foi composta por 15 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. A coleta de dados foi realizada através de questionário objetivo entre os meses de janeiro e março de 2022.

Resultados

A meta geral de oxigenoterapia (SpO2: 92 a 96%) para os pacientes hipoxêmicos (exceto pacientes com DPOC) foi descrita corretamente por 46,7% dos profissionais. Quando comparados os efeitos da hipoxemia e da hiperoxemia, 73,3 % mostraram ter conhecimento sobre os efeitos adversos da hiperoxemia, porém 35%, apesar de terem noção dos efeitos deletérios, não souberam descrever que efeitos seriam esses. Questionados sobre a postura diante de um paciente estável com SpO2: 100% em uso de O2 complementar, 13,4% descreveram a necessidade de manutenção do uso do O2.

Conclusão

Os resultados revelam que os profissionais analisados detêm razoável conhecimento sobre as metas de oxigenoterapia nos pacientes internados na UTI, sendo necessário aprofundamento sobre o tema motivando a equipe à buscar referenciais que possam fundamentar sua prática e, consequentemente, melhorarem de forma contínua o cuidado prestado ao paciente.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

André Vinícius Bastos Coutinho, Raphaela Gonçalves da Silva