Dados do Trabalho
Título
Aplicação do mnemônico FASTHUG-MAIDENS a pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva adulto de um hospital público
Objetivo
A avaliação treinada para monitorar a farmacoterapia traz benefícios relacionados à segurança, efetividade, gastos e a otimização da terapia. O mnemônico FASTHUG-MAIDENS é a primeira ferramenta desenvolvida para identificação de problemas relacionados a medicamentos (PRM) e com intuito de otimizar a farmacoterapia em UTI, porém são escassos estudos que avaliam seu uso. Este estudo visa avaliar o uso da ferramenta em uma UTI adulto de um hospital público.
Métodos
O estudo foi realizado de forma observacional, descritiva e transversal com uma abordagem quantitativa. A ferramenta foi aplicada por dois farmacêuticos por meio de um formulário de acompanhamento farmacoterapêutico da instituição no período de março a junho de 2022. Os dados foram coletados através da consulta ao prontuário eletrônico e físico, prescrições médicas, sistema de resultado dos exames laboratoriais e visitas à beira-leito. PRMs identificados geraram intervenções juntamente aos outros membros da equipe. A análise estatística foi realizada utilizando o IBM SPSS Statistics® 2021.
Resultados
Ao final do estudo 94 pacientes foram acompanhados. Utilizando a ferramenta FASTHUG-MAIDENS, foram identificados 196 PRM, sendo a maioria (29,9%) necessidade de inclusão de um medicamento, seguinte da categoria “E” (11,7%), relacionada a análise de exames laboratoriais e da categoria “D” (9,7%), referente à avaliação de dose dos medicamentos. A avaliação dos antimicrobianos apresentou necessidade de 15 (7,7%) intervenções. A aceitabilidade foi de 93,8% (n=182).
Conclusão
A ferramenta FASTHUG-MAIDENS mostrou-se uma aliada na identificação de PRM, na coleta de dados relacionados aos atendimentos realizados pela UTI, bem como uma ferramenta de ensino.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Mariah Bonelli Roussenq Neves, Paula Macedo Oliveira Lemos, Danyara Milan, Thiago Silva