Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS INTERNADOS POR HIPERTENSÃO PRIMÁRIA NO ESTADO DA BAHIA.
Objetivo
O estudo tem como objetivo descrever o perfil epidemiológico de pacientes pediátricos internados por hipertensão arterial primária no estado da Bahia.
Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo ecológico, descritivo, quantitativo e retrospectivo, que será realizado a partir da obtenção de dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Onde foi avaliado o perfil epidemiológico da população pediátrica internada por HAS a partir das variáveis: sexo, macrorregiões de saúde, raça/cor e faixa etária entre o período de 2017 à 2021. Os dados foram tabulados e analisados por meio do software Excel 2016.
Resultados
Através da análise dos dados foi possível observar que foram registradas 268 internações que equivalem a 0,03% do total de internações nesse período por HAS primária na faixa etária e período de interesse. O sexo feminino apresentou maior frequência (57%) com 154 internações e a faixa etária de 15 à 19 anos apresentou o maior percentual, com 62% entre 268 dos eventos. Os internamentos em caráter de urgência se destacam, e a macrorregião Centro-Leste foi a que apresentou maior número de internação, 21% do total. No quesito raça/cor se destacam os indivíduos considerados pardos com maior oscilação e quantidade correspondente a 73% do total.
Conclusão
Os dados evidenciam que a HAS é um importante problema de saúde pública, desse modo, estratégias efetivas na atenção básica para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle devem ser aprimoradas para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, reduzir internações evitáveis e consequentes gastos.
Área
Epidemiologia
Autores
GUILHERME ALVES COELHO, THYAGO PEDREIRA SACRAMENTO, IASMIN CARMO CARDOSO DOS SANTOS, MARIA CLARA DE LIMA RIBEIRO, HELENA ALMEIDA ALVES DOS SANTOS