Dados do Trabalho


Título

Implantação de indicadores de qualidade em unidades de terapia intensiva brasileiras participantes do projeto TeleUTI Brasil – BP

Objetivo

Implantar indicadores de qualidade em unidades de terapia intensiva brasileiras

Métodos

Através de auto inscrição e indicação das secretarias estaduais e municipais da saúde, 19 UTIs participaram ativamente do projeto TeleUTI, executado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo entre os meses de maio de 2022 e dezembro de 2023. As equipes de enfermagem, fisioterapia e nutrição foram treinadas sobre os temas gestão de indicadores, instrumentos de coleta e análise crítica. Trimestralmente foram realizadas reuniões de análise crítica com as áreas envolvidas, desenvolvendo a melhoria contínua nos processos assistenciais.

Resultados

Foram implantados e monitorados 19 indicadores assistenciais, divididos entre as áreas atuantes no projeto na unidade de terapia intensiva (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas). Foi possível observar uma curva progressiva de melhora, seguindo com objetivo do projeto de qualificar a assistência prestada aos pacientes do SUS.

Conclusão

A rotina da análise mensal de indicadores tem se consolidado na maioria dos hospitais participantes. Esta análise fornece apoio na implantação de melhoria contínua. Novos meios para a identificação de causa raiz e elaboração de planos de ação têm sido buscados para melhorar a performance das unidades.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

JULIANA DE CARVALHO PRADO, PRISCILA BARBOSA FERREIRA LENZI, EMELLI DA SILVA COMENALLE, RODRIGO OLYNTHO DE ALMEIDA, MARIA CLARA SOARES RIBEIRO, ROSELENE APARECIDA ARAUJO JACOME, ROGER LIMA VIEIRA