Dados do Trabalho


Título

Telemedicina na nutrição clínica: aumentando a eficiência da terapia nutricional em unidades de terapia intensiva

Objetivo

Avaliar o efeito da telemedicina na qualificação da assistência nutricional em unidades de terapia intensiva (UTI) através da análise dos resultados dos Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN)

Métodos

Estudo de coorte retrospectivo realizado entre maio/2022 e dezembro/2023 nas UTIs de 19 hospitais participantes do projeto TeleUTI. Parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), utiliza telerounds e educação continuada como suporte clínico e científico, além de prestar assessoria na elaboração e implantação de protocolos e indicadores. Foram incluídos os hospitais que implantaram e monitoraram os IQTN por no mínimo 3 meses: Taxa de Adequação Calórica e Proteica em Terapia Nutricional Enteral. Os resultados foram analisados com os nutricionistas das unidades, e traçados planos de ação para melhorias. As análises estatísticas foram realizadas no software R v4.3.1, sendo significativo p<0,05.

Resultados

A amostra final contemplou 14 hospitais. A média da Taxa de Adequação Calórica no primeiro trimestre de acompanhamento foi 51,88% (IC95% = 27,88-75,88) e, no último trimestre, 77,79% (IC95% = 60,53-95,04). Para Adequação Proteica, a média no primeiro e último trimestre foi 40,01% (IC95% = 18,44-61,58) e 79,47% (IC95% = 61,04-97,91), respectivamente. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre a média inicial e final da Adequação Calórica (p<0,05) e Adequação Proteica (p<0,01).

Conclusão

A telemedicina teve impacto na implantação e melhoria dos resultados dos indicadores, atuando na qualificação assistencial. A terapia nutricional beneficia o paciente crítico, estando associada a menor morbimortalidade e tempo de internação, assim, implantar e monitorar os IQTN é essencial para avaliar sua eficácia.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

JULIANA DE CARVALHO PRADO, AMANDA SILVA FONTES, ANNA LUIZA GRAÇA CURVELLO, JULIA TEREZA DA ROCHA OLIVEIRA, RODRIGO OLYNTHO DE ALMEIDA