Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de pacientes com COVID-19 de uma Unidade de Terapia Intensiva

Objetivo

Descrever o perfil epidemiológico clínico-funcional dos pacientes com COVID-19 admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Salvador/BA.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, no qual os dados foram coletados pelo pesquisador, dos prontuários físicos dos pacientes que foram admitidos na UTI no período de abril de 2020 a agosto de 2021.

Resultados

Foram admitidos 41 indivíduos confirmados COVID-19, com idade média de 54,8 anos (±17,3), sendo 21 pacientes do sexo feminino. Na admissão, 65,8% apresentaram Insuficiência Respiratória Aguda. Dos 40 indivíduos com comorbidades relatadas, 34 apresentaram duas ou mais comorbidades, sendo as mais comuns a Hipertensão Arterial, Doença Renal Crônica, seguido de Diabetes Mellitus. Quanto ao uso de oxigenioterapia, 68,2% utilizaram cateter nasal, apenas 2,4% fizeram uso de Ventilação Não-Invasiva e 58,5% foram submetidos a Ventilação Mecânica, dos quais a PaO2/FiO2 média na admissão de 299(±117). A posição prona em VM foi realizada em 03 indivíduos. Do total, 63,4% pacientes evoluíram ao óbito devido ao COVID-19. O tempo da estadia na UTI foi de 22 dias (±14).

Conclusão

Os pacientes apresentaram longo tempo de internação e elevada mortalidade, o que pode ser justificado pelo alta gravidade dos pacientes. Pesquisas de perfil epidemiológico devem ser continuadas para guiar possíveis intervenções futuras, servir de base para comparação dos desfechos com outros locais e geração de hipóteses sobre a evolução.

Área

Epidemiologia

Autores

Virgínia Eugênia Pinheiro Silva, Flávia Santos Silva, Itila Haana Bastos e Silva Santos, Joel Ricardo de Souza, Nina Rosa Borges Antunes Ribeiro, Patrícia Buarque de Oliveira, Bruno Prata Martinez, Albert Bacelar Sousa