Dados do Trabalho


Título

Impacto da prone positioning na mortalidade de pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo ventilados mecanicamente com volumes correntes: uma revisão sistemática

Objetivo

Avaliar a eficácia da posição prona como intervenção terapêutica e determinar se a sua aplicação influencia significativamente os desfechos de mortalidade em pacientes portadores da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA)

Métodos

Realizou-se uma busca nas bases de dados MEDLINE, Cochrane Register of Controlled Trials e LILACS. Foram incluídos ensaios randomizados que avaliaram o efeito sobre a mortalidade da posição prona versus supina durante a ventilação mecânica com volumes correntes (VMVC) para SDRA. Os critérios de inclusão abrangeram estudos publicados em português e inglês, entre 2018 e 2024, que abordassem a temática. A qualidade metodológica dos estudos incorporados foi avaliada de acordo com as diretrizes PRISMA.

Resultados

Foram analisados 16 estudos, totalizando 4926 pacientes portadores da SDRA e que foram submetidos à VMVC. Desses, 2341 receberam a posição prona, enquanto 2585 ficaram em supino. Dos pacientes que morreram, 552 estavam em prona, e 1059 em supino. Com isso, houve uma mortalidade de 23,6% nos pacientes em posição prona, contra 41% em posição supina. Assim, a análise revela consistentemente uma melhora nas taxas de sobrevida em pacientes submetidos a essa intervenção.

Conclusão

Com base na revisão sistemática, conclui-se que a posição prona desempenha um papel relevante na melhoria dos desfechos de mortalidade em pacientes com SDRA ventilados mecanicamente com volume corrente. Isso demonstra benefícios significativos e pode ser considerada como uma abordagem terapêutica adjuvante importante no manejo desses pacientes. Recomenda-se a incorporação mais ampla da posição prona em protocolos de VM, ressaltando sua importância clínica e os potenciais impactos positivos na sobrevida desses pacientes.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Khívio Dantas de Assis Souza, Maria Luiza Sitonio Saldanha, Anna Clara Reges Saldanha, Manoel Garcez Marinho Neto, Pâmela Bastos Dominguez Feijoó