Dados do Trabalho


Título

Matriz swot no mapeamento dos fatores intervenientes no posicionamento do paciente em uma unidade de terapia intensiva

Objetivo

Mapear fatores internos e externos em uma unidade de terapia intensiva que interferem no posicionamento de pacientes no leito pela equipe de enfermagem, a partir da Matriz Swot.

Métodos

Pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva de especialidade geral em um hospital de grande porte no município de Salvador, Bahia, Brasil. A coleta de dados foi realizada de agosto à outubro de 2023, através das técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada, triangulados e submetidos à análise temática de Bardin, a partir de categorias definidas “a priori”

Resultados

Foram mapeados como pontos fortes e oportunidades: o dimensionamento adequado da equipe de enfermagem, a atuação do Serviço de Atenção aos Portadores de Feridas e do Núcleo de Educação Permanente. Como pontos fracos constatou-se a fragilidade cultural quanto a rotina diária de posicionamento de pacientes no leito; a escassez de recursos materiais; a fragilidade comunicacional durante a passagem de plantão, quanto ao compartilhamento de informações sobre a condição de pele dos pacientes e a identificação da necessidade da mudança de decúbito; e a ausência de liderança do enfermeiro assistencial no acompanhamento rotineiro do posicionamento dos pacientes, os quais favoreceram a ineficácia do procedimento.

Conclusão

O posicionamento no leito associado a não realização rotineira da mudança de decúbito, e gestão ineficiente de recursos materiais predispõe ao comprometimento da integridade da pele, em unidades de terapia intensiva. O uso da matriz swot integrou a assistência e a gestão como uma ferramenta para a prevenção da lesão por pressão.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Alyne Henri Motta Coifman, Rose Ana Rios David, Paloma de Castro Brandão, Mariany Victória de Arantes Nascimento