Dados do Trabalho


Título

Descrição dos óbitos por meningite bacteriana no estado da Bahia entre os anos de 2019 e 2023

Objetivo

Caracterizar o número de óbitos por Meningite Bacteriana ocorridos no Brasil no período de 2019 a 2023.

Métodos

Trata-se de estudo observacional descritivo a partir de dados secundários da plataforma DATASUS, no Sistema de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/SUS), sobre Meningite no estado da Bahia, no período de 2019 a 2023. Para análise, foi utilizados os seguintes parâmetros: ano do óbito, faixa etária, sexo e raça.

Resultados

De acordo com o SIM/SUS, foram declarados 125 óbitos por meningite bacteriana no estado da Bahia entre os anos de 2019 e 2023, sendo que em 2023 foi o ápice com 35 mortes, representando 28% do total. Houve uma prevalência do sexo masculino de 31,2% para o feminino, sendo a faixa etária de 20 a 29 e 40 a 49 anos as mais afetadas, representando um total de 27,2l%. A população parda foi a mais atingida, com um total de 78 pessoas ou 62,4% dos óbitos.

Conclusão

Diante dos dados observados, nota-se que a mortalidade por meningite bacteriana encontra-se em ascensão, visto que 2023 foi o ano que apresentou maior número de mortes. Todavia, apesar de ser uma doença altamente temida e ameaçadora, a quantidade de óbitos ainda é baixa, em comparação à população baiana. Possivelmente, o diagnóstico e o tratamento precoces, especialmente por haver centros de referência corroboram para a baixa mortalidade.

Área

Epidemiologia

Autores

CAMILLA LEITE FERNANDES ANDRADE, CAMILA MELO FREITAS, LETÍCIA JACON VICENTE, ANDRÉ VIEIRA, GUILHERME LIMA HONÓRIO BONFIM, IGOR MACHADO SANGI