Dados do Trabalho


Título

Análise dos óbitos de adultos jovens, em unidade de terapia intensiva do extremo sul da Bahia, no período de janeiro de 2022 a junho 2023

Objetivo

O estudo visou analisar a história clínica e prontuários dos pacientes adultos jovens, que foram internados na unidade terapia intensiva (UTI) e evoluíram com óbito, no período de janeiro de 2022 a junho de 2023.

Métodos

A presente pesquisa refere-se a um estudo documental, do tipo descritivo, o qual foi feito uma amostragem não probabilística por conveniência, considerando apenas pacientes que atendiam aos critérios de inclusão da pesquisa: prontuários de adultos jovens (18 - 45 anos) que foram a óbito na UTI de hospital no extremo sul da Bahia, no período de de janeiro 2022 a junho de 2023, sendo categorizados segundo identificações em siglas, data de nascimento, idade, sexo biológico, doenças prévias, data do óbito, queixa principal na internação, etiologia do óbito constatado na declaração de óbito.

Resultados

Ao fim do levantamento dos dados, foram encontrados 33 óbitos de adultos jovens na unidade de terapia intensiva do HRE no período citado anteriormente. Desses, 18 eram do sexo masculino e 15 do sexo feminino, o que mostra pequena diferença de 9%. A idade média é de 36 anos. Dos 33, 28 pacientes foram a óbito por causas intrahospitalares, sendo o choque cardiogênico a causa mais prevalente de óbito com 13 registros, sendo seguido pelo choque séptico com 7 casos. Referente à comorbidade, 12 não apresentavam doenças prévias, 3 eram obesos, 5 eram hipertensos, 6 eram etilistas crônicos, 2 diabéticos e 2 tabagistas crônicos.

Conclusão

O crescimento das mortes em jovens tem sido reflexo, principalmente, da mudança no estilo de vida da população.

Área

Índices Prognósticos

Autores

CAMILA MELO FREITAS, CAMILLA LEITE FERNANDES ANDRADE, JULIANA SOUZA REVOREDO, OLIVIO GUERINI NETTO, IGOR MACHADO SANGI, LETÍCIA JACON VICENTE