Dados do Trabalho
Título
Perfil dos pacientes com injúria renal aguda no pós-operatório de cirurgia cardíaca em um hospital de referência em Salvador – BA
Objetivo
Avaliar o perfil dos pacientes com Injúria Renal Aguda (IRA) no pós-operatório de cirurgia cardíaca.
Métodos
Trata-se de um estudo primário, observacional, longitudinal, retrospectivo e descritivo; de natureza quantitativa e qualitativa, cuja amostra é composta pela população de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca no Hospital Ana Nery no período de janeiro/2020 a dezembro/2021.
Resultados
No seguimento de dois anos, foram avaliados 1135 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, sendo identificada IRA pelo critério creatinina em 2,5% da população estudada (29 pacientes). Com relação à idade, observa-se a mediana de 57 anos. A mediana do STS foi de 1,15 pontos, já o EURO score teve média de 2,1 pontos e desvio padrão de 4,74. O tempo de circulação extracorpórea teve mediana de 70 minutos. As hemoglobinas pré e pós-operatórias, 13,1g/dL e 10,2 g/dL, respectivamente. O tempo de ventilação mecânica teve mediana de 8 horas.
Conclusão
IRA representa aumento de morbidade e mortalidade para os pacientes hospitalizados e está associada com progressão para doença renal crônica. A incidência de IRA no pós-operatório de cirurgia cardíaca pode variar de 20-30% conforme a série de casos estudada. No serviço avaliado, é encontrada uma baixa incidência de IRA na população estudada, podendo estar relacionada ao menor tempo de circulação extracorpórea e menor queda de hemoglobina no intraoperatório.
Área
Epidemiologia
Autores
Beatriz Pinheiro Rizério Carmo, FELIPE Costa Neves, Anna Vitoria Carvalho De Andrade, Fernanda Pinheiro Martin Tapioca, Luiz Carlos Santana Passos, Tássila De Oliveira Carneiro, George Gustavo Santos Souza Filho, Fernanda De Almeida Reis