Dados do Trabalho


Título

Risco de desnutrição em idosos institucionalizados conforme circunferência da panturrilha (CP)

Objetivo

Caracterizar o estado nutricional conforme a circunferência da panturrilha (CP) de idosos institucionalizados.

Métodos

Estudo observacional transversal, realizado com idosos (≥60 anos de idade), ambos os sexos, sem doenças associadas, atendidos numa ação social em comemoração ao dia internacional da 3ª idade em uma instituição de longa permanência no interior da Bahia. Foram obtidos os valores da CP com uma fita métrica flexível posicionada no ponto de maior circunferência entre o joelho e o tornozelo. Valores de CP < 31cm caracterizou os indivíduos com desnutrição e risco nutricional de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS, 1995). Os dados foram apresentados em frequência absoluta (n) e relativa (%). O Microsoft Excel® para Windows versão 2019 foi utilizado para tabulação dos dados.

Resultados

Um total de 37 idosos foram avaliados, sendo 20 (54%) do sexo masculino e 17 (46%) do sexo feminino. Dos avaliados, 83,53% apresentou desnutrição e risco nutricional. Foi observada maior prevalência de desnutrição e risco nutricional nos homens (60%) quando comparados às mulheres (23,53%).

Conclusão

Os resultados reportaram elevada prevalência de desnutrição e risco nutricional em idosos institucionalizados conforme os valores da CP. Ainda, a desnutrição e o risco nutricional foram associados com o sexo sendo mais prevalente em homens quando comparados com mulheres, em amostra com predominância feminina.
A CP é um bom indicador do estado nutricional, cuja medida associa-se com pior desfecho clínico em idosos, justificando dessa forma sua utilização rotineira na avaliação nutricional nesses pacientes, principalmente nos acamados.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Arabella Varjão Damaceno Vital, Ramara Kadija Fonseca Santos, Julianna Almeida Pacheco, Candice Messias Barbosa Santos