Dados do Trabalho


Título

Conduzindo equipes multiprofissionais intensivistas de saúde à alta performance a fim de promover as melhores práticas assistenciais.

Objetivo

Propagar a literatura científica aprimorando as práticas assistenciais e fomentar atendimentos de excelência aos usuários das unidades de terapia intensiva do SUS.



Métodos

Trata-se da disseminação do conhecimento científico por meio de capacitações de profissionais de saúde dos hospitais participantes do projeto TeleUTI, desenvolvido e executado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Os hospitais poderiam se auto inscrever ou serem indicados pelas secretarias municipais; foram selecionados um total de 26 UTIs. As capacitações consistiam em encontros virtuais com as UTIAs, em formato síncrono conforme cronograma mensal desenvolvido para planejar e divulgar os temas mapeados que seriam ministrados.

Resultados

A cultura da educação permanente foi difundida em 26 UTIAs sendo que 7 atingiram critérios de exclusão, totalizando 19 unidades que participaram até o final do projeto. Foram realizados 81 cursos com 2049 participantes sendo a maior adesão da equipe assistencial (1959 participantes), seguido da equipe administrativa (63 participantes), totalizando uma adesão de 69,80% aos treinamentos e 7.277 pacientes distintos.

Conclusão

Conclusão: O desenvolvimento do projeto TeleUTI permitiu constatar que o treinamento das equipes é um investimento para que haja eficiência no atendimento dos pacientes, permitindo otimização dos processos, autonomia na tomada de decisão e maior conexão entre os colaboradores unindo-se em prol de melhorias contínuas e benefício a todos.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Emelli da Silva Comenalle, Priscila Barbosa Ferreira Lenzi, Juliana de Carvalho Prado, Rodrigo Olyntho De Almeida