Dados do Trabalho


Título

Impacto da implementação de Teleround multidisciplinares bem estruturada no tempo médio de ortostatismo de paciente dentro de unidade de terapia intensiva.

Objetivo

Avaliar o impacto da visita multidisciplinar via telemedicina no tempo médio de ortostatismo em pacientes internados em UTI.

Métodos

Estudo de coorte retrospectivo realizado de junho/2022 a dezembro/2023 com 19 hospitais participantes do projeto TeleUTI Brasil, programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e executado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. O projeto estruturou uma ferramenta de telerounds com objetivo de qualificar a equipe, prestar assessoria na elaboração e implantação de protocolos assistenciais e indicadores de qualidade. Foram incluídos hospitais que incorporaram e monitoraram o indicador referente ao tempo médio em dias para ortostatismo. As análises estatísticas foram realizadas no software R versão 4.3.1, sendo significativo p < 0,05.

Resultados

A amostra final foi composta por seis hospitais que realizaram a coleta dos dados, analisados por trimestres. No primeiro trimestre, quando foi iniciado o acompanhamento do projeto TeleUTI a média de dias para ortostatismo observada foi de 16,47 dias. Em relação ao sétimo trimestre, quando foi finalizado o projeto TeleUTI nas unidades, essa média observada foi de 3,65 dias. Diferença estatisticamente significativa foi encontrada entre o tempo médio para ortostatismo do início do acompanhamento do projeto ao final do acompanhamento (p < 0,001).

Conclusão

A implementação de visitas multidisciplinares, bem como de protocolos assistenciais e indicadores de qualidade são importantes ferramentas para a equipe e beneficia a assistência prestada aos pacientes, uma vez que são estabelecidas metas assistenciais a serem alcançadas durante a permanência do paciente na unidade, impactando no tempo de internação.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Eduardo Piovani, Emelli da Silva Comenalle, Juliana de Carvalho Prado, Priscila Barbosa Ferreira Lenzi , Rodrigo Almeida Olyntho De Almeida