Dados do Trabalho


Título

Custo-efetividade de ceftazidima-avibactam comparado à polimixina B para pneumonia associada à ventilação mecânica sob perspectiva do sistema de saúde privado no Brasil

Objetivo

Avaliar a custo-efetividade do ceftazidima/avibactam (CAZ-AVI) em comparação à polimixina B como tratamento de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) por bacilos gram-negativos resistentes a carbapenêmicos, na perspectiva da saúde suplementar no Brasil.

Métodos

Árvore de decisão seguida por modelo de Markov comparando CAZ-AVI à polimixina B em adultos com PAV e internados em UTI. O modelo considera a possibilidade de nefrotoxicidade de curto e médio prazo e a necessidade de terapia renal substitutiva (TRS). O horizonte temporal foi de cinco anos e a taxa de desconto no caso base foi de 5%, para custos e utilidade. Considerou-se o limiar de disposição a pagar de R$ 120.000/ ano de vida ajustado pela qualidade (AVAQ), tendo em vista a gravidade de PAV. Variáveis do modelo incluíram nefrotoxicidade, proporção de pacientes em TRS, tempo de internação, mortalidade hospitalar, mortalidade por todas as causas e por complicações de TRS. Medicamentos foram precificados pela tabela CMED 2023 e procedimentos de acordo com a tabela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, publicações prévias e dados de um hospital privado terciário. Incertezas do modelo foram exploradas por análises de sensibilidade determinística e probabilística.

Resultados

CAZ-AVI foi custo-efetivo em comparação à polimixina B, com relação de custo-efetividade incremental de R$ 35.298,65/AVAQ. Variáveis com maior influência no modelo foram nefrotoxicidade da polimixina B, utilidade durante hospitalização e duração do tratamento. Em análise de sensibilidade probabilística, CAZ-AVI foi custo-efetivo em cerca de 89% das interações.

Conclusão

CAZ-AVI foi custo-efetivo quando comparado à polimixina B para tratamento de PAV.

Área

Sepse e infecção

Autores

Jessica Matuoka, Daniela Vianna Pachito, Filipe Piastrelli, Lorena Cristina Correa Fehlberg, Haliton Alves de Oliveira Junior