Dados do Trabalho


Título

Cuidados paliativos em terapia intensiva: melhorando a qualidade de vida

Objetivo

Compreender os benefícios do uso de cuidados paliativos nos pacientes em Unidades de Terapia Intensiva.

Métodos

Trata-se de uma revisão bibliográfica, a partir de buscas on-line na base de dados PUBMED, utilizando os descritores “Palliative Care”, “Intensive Care Units” e “Critical Care” associados pelo operador booleano AND. Aplicou-se um filtro de tempo de um ano, selecionando os materiais de identificação direta com o presente trabalho, excluindo-se artigos referentes a uma faixa etária ou doença específica.

Resultados

Nas unidades de terapia intensiva (UTI), muitos pacientes e seus familiares necessitam de cuidados paliativos (CP) para melhorar a qualidade de vida e proporcionar alívio do sofrimento, os quais podem ser prestados em conjunto aos cuidados críticos ou terapêuticos. Há evidências de que o uso de CP nos pacientes evita o tratamento excessivo, diminui tanto o tempo de permanência na UTI quanto o uso de terapias não benéficas, sem causar impacto na mortalidade, além de reduzir o sofrimento psicológico nos familiares. Ademais, a maior parte dos gastos relacionados à saúde ocorre durante os últimos dias de vida, logo, a integração dos CP na UTI está associada à redução de custos durante hospitalizações terminais.

Conclusão

Fornecer cuidados paliativos de excelência pode, significativamente, elevar a qualidade de vida tanto para os pacientes quanto para seus familiares, pois ao mesmo tempo em que alivia os sintomas e reduz os custos, garante que os cuidados estejam alinhados com os desejos e necessidades do final da vida.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Danielle Siqueira Carvalho Vilanova, Sthefany Toledo Golçalo, Hugo Carvalho Vilanova