Dados do Trabalho


Título

Disposição das unidades de terapia intensiva neonatais no país comparada com o numero de óbitos por região entre o período de 2018-2022.

Objetivo

Comparar a distribuição de leitos de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) com a ocorrência de óbitos neonatais de 2018 a 2022.

Métodos

Trata-se de um estudo ecológico misto, realizado através da consulta ao Sistema de Informações de Mortalidade e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do DATASUS. A população de estudo foi composta pelo número de mortes neonatais e a quantidade de leitos de UTIN no Brasil entre 2018 e 2022.

Resultados

Na análise dos dados pesquisados foi evidenciado que houve um aumento no número de leitos de UTIN em todas as regiões do Brasil ao qual corroborou para uma redução do número de óbitos em todo o país. Foi observado que em 2018 havia uma média de 35.864 e em 2022 foi totalizado 32.257 óbitos, notando -se uma redução 11,11% nesse período. Apesar da redução do número de óbitos totais ao longo dos anos nota-se uma diferença entre as regiões Norte quando se compara a Sul, que mesmo com aumento no número de leitos de UTIN o número de óbitos é 11,7% maior, mostrando que são necessárias mudanças no serviço de saúde de terapia intensiva neonatal na região Norte para diminuir essa discrepância.

Conclusão

UTIN no Brasil apresentam uma grande variabilidade de distribuição. Nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul, existe uma maior concentração de leitos e menor quantidade de óbitos neonatais, em contrapartida nas regiões Norte e o Centro-Oeste esses parâmetros se invertem. Evidenciando a importância de expandir e distribuir melhor esses serviços para o melhor atendimento dessa população.

Área

Epidemiologia

Autores

GUSTAVO CRISLE SALVADOR DA SILVA, ANA BEATRIZ ESTRELA FREITAS, SHEYLA BEATRIZ OLIVEIRA SANTOS, BRUNA SAMPAIO OLIVEIRA, DANTON DANTAS ARAGÃO