Dados do Trabalho
Título
Análise do número de internações por trauma durante o nascimento, em crianças menores de um ano, no Brasil, no período de 2019 a 2023
Objetivo
O trauma durante o nascimento afeta tanto os recém-nascidos quanto suas famílias. O presente trabalho pretende compreender os desafios enfrentados pela saúde neonatal, analisando a carga que acarreta ao Sistema de Saúde e as consequências refletidas nos acometidos.
Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico que utilizou dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - DATASUS. Foram analisados o número de internações, em crianças menores de um ano, no Brasil, no período de 2019 a 2023. Os critérios utilizados foram as regiões brasileiras, Sexo, Período, cor/raça e carácter do atendimento.
Resultados
O número de internação por trauma durante o nascimento nos anos de 2019 a 2023, considerando todas as regiões do Brasil, foi de 3.393, tendo o ano de 2019 com a maior incidência, de 634, e a região do Sudeste com o número de 1.333 e o Norte com menor incidência, com um valor de 172 dos casos. Ao avaliar por cor/raça, tem-se a parda e indígena com o maior e menor número, 589 e 6, respectivamente. Considerando o sexo dos pacientes, o masculino lidera a pesquisa com total de 1.736 e o carácter do atendimento de urgência.
Conclusão
Diante do exposto, percebe-se que Traumas Durante o Nascimento se configuram como um problema de Saúde Pública. Dessa forma, é extremamente importante que existam estratégias voltadas para prevenção à população e informação aos profissionais da saúde, visto que podem ser evitados, com o conhecimento de como solucionar tais intercorrências.
Área
Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma
Autores
Maria Carolina Neri Martins, Marcella Pinto de Abreu, Maria Eduarda Pereira Reis, Lillian Greice de Castro Tosto, Júlia Barros Alves Brasil