Dados do Trabalho
Título
Análise epidemiológica dos pacientes com sepse em um Hospital da rede pública estadual do interior do Maranhão
Objetivo
Analisar o perfil de pacientes internados com sepse na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgências e emergências de Presidente Dutra – MA
Métodos
Estudo baseado no banco de dados da plataforma EPIMED Solutions referente aos pacientes internados na unidade de terapia intensiva do hospital no período de janeiro/2023 à dezembro/2023.
Resultados
Foram estudados 164 pacientes , dos quais 47 % obtiveram alta da UTI. A média de idade dos pacientes foi de 60,1 anos, dentre os quais 39,9% eram maiores de 65 anos. Dos pacientes, 52,1% eram do sexo masculino e o motivo da internação foi clínico em 78% dos casos. Dentre as principais comorbidades, a principal foi a hipertensão arterial sistêmica com 54% dos casos , seguida pelo diabetes mellitus (35%). A taxa de mortalidade foi de 53%. O tempo médio de internação foi de 12 dias. A taxa de utilização de aminas foi de 50,4 %, suporte renal foi de 19,6 %, e 53,9 % dos pacientes utilizaram ventilação mecânica invasiva.
Conclusão
Os pacientes com sepse apresentaram altas taxas de doença crônica associada, sobretudo hipertensão arterial sistêmica e Diabetes Mellitus, estando associada a alta mortalidade. A taxa de utilização de suporte de vida foi alta, com mais de 50% dos pacientes fazendo uso de aminas e ventilação mecânica invasiva. A análise realizada suscita ações multidisciplinares e aprimoramento contínuo em relação à prevenção , tratamento da sepse e suas complicações.
Área
Sepse e infecção
Autores
HUGO LEONARDO DE JESUS GAMA, NAYRA MYREYA DA COSTA FERREIRA, JOSÉ RIBAMAR FLOR SANTOS JÚNIOR, Rodrigo Torres da Costa, GEORGE OLIVEIRA DE SOUSA, DOUGLAS MARTINS CARNEIRO, ANTONIO PEREIRA GOVEIA FILHO , Mateus de Sousa Barros Carvalho