Dados do Trabalho
Título
Análise comparativa dos índices de internações por embolia pulmonar nas regiões brasileiras no período de 2018-2023
Objetivo
Analisar comparativamente índices de internações por embolia pulmonar nas 5 regiões brasileiras no período de Jan/2018-Dez/2023.
Métodos
Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo com uso de dados secundários do domínio público provenientes da plataforma Tabnet - DATASUS, no período de Jan/2018 a Dez/2023. Excluíram-se dados incompletos. Coletaram-se dados das seguintes variáveis: Ano de atendimento; Região (Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul); Quantidade de internações. Os resultados foram analisados por meio de tabelas e gráficos.
Resultados
No período citado, ocorreram 66.607 internações no Brasil. Destas, 54,23% (35.039) ocorreram na Região Sudeste, seguido pela Região Sul que abarcou 22,78% (14.719) do número total de hospitalizações. Outrossim, analisando o período indicado, nota-se que, 2023 foi o ano em que ocorreu maior número de internações, 19,76% (12.770), tendência que pode ser identificada, isoladamente, em todas as regiões do território nacional, uma vez que, quando comparado aos anos que o precederam, 2023 permanece com maior incidência de internamentos por embolia pulmonar nas cinco regiões do país, um aumento de 40% em relação ao ano de 2018 (9.113).
Conclusão
Conclui-se que, em todo o período estudado, a Região Sudeste é destaque por representar mais da metade das internações por embolia pulmonar. Ao analisar a variável ano, nota-se crescimento importante em relação ao ano de 2018 (40%). Dessa forma, é essencial a análise aprofundada de etiologias surgidas ao longo do período que favoreceram tal aumento para melhor reproduzir um tratamento e prevenção.
Área
Hemostasia, Trombose e Transfusão
Autores
Ângelo Antônio Fonsêca de Jesus Souza, Luíza Varjão Goes, Sabrina Carvalho Faria, Maria Clara Viana da Cunha, Pedro Henrique Lopes Santos, Fernanda Nascimento Gomes, Gabriela Costa Pithon Quadros, Juan Pedro Barreto Paiva Martins