Dados do Trabalho
Título
Traqueostomia percutânea guiada por ultrassonografia: uma revisão sistemática
Objetivo
Analisar a eficácia da traqueostomia percutânea guiada por ultrassom (TPU)
Métodos
Trata-se de uma revisão sistemática, utilizando banco de dados PubMed e Scielo. Foram empregados os descritores "percutaneous tracheostomy" e “ultrasound", através do conectivo booleano “and”. Como critérios de inclusão, pesquisas realizadas nos últimos 2 anos, restritos ao idioma inglês, com textos completos disponíveis nas bases de dados. Foram excluídos artigos que não se alinhavam com os objetivos da pesquisa.
Resultados
Dos 24 artigos, 4 estavam dentro dos padrões. Dois dos artigos compararam a significativa eficácia da TPU quando comparada com outro método de traqueostomia, enquanto os outros dois retratam somente a técnica e a eficácia da TPU. Os estudos apontaram que a traqueostomia guiada por meio da ultrassonografia, tem se revelado uma técnica moderna, pois não é necessário a presença de um assistente cirúrgico, diminuindo potencialmente as chances de infecções, devido à mínima participação de pessoas. Além disso, pode ser efetuada à beira do leito do paciente na UTI, suprimindo a obrigatoriedade do transporte do paciente para sala de cirurgia. Outro fator seria a precisão da ultrassonografia em relação a posição dos anéis traqueais antes da punção, em pacientes, na qual a anatomia traqueal não consegue ser distintamente palpada seja devido à obesidade mórbida ou quando há presenças de anomalias da coluna cervical.
Conclusão
Evidenciou-se que a TPU é viável, oferecendo aos pacientes os benefícios da técnica percutânea sem as prováveis dificuldades logísticas. A TPU está associada a uma redução significativa nas complicações do procedimento.
Área
Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica
Autores
Isabella Boeno Oliveira, Julia Pagliares Tominaga , Nickoly Victoria Gonçalves Ribeiro, Ellen Caroline dos Anjos Rodrigues, Júlia Quintiliano Bomfim, Paulo Tsuyoshi Tominaga