Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DE ÓBITOS E PERMANÊNCIA DE PACIENTES INTERNADOS EM TERAPIA INTENSIVA NO ESTADO DA BAHIA NOS ANOS DE 2020 A 2023

Objetivo

Avaliar os fatores epidemiológicos de óbitos e a permanência de pacientes internados em UTI no Estado da Bahia entre os anos de 2020 a 2023.

Métodos

O trabalho consiste em um estudo transversal descritivo utilizando dados secundários fornecidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). As informações coletadas abrangem o estado da Bahia no período de 2020 a 2023 .

Resultados

Durante o período analisado o Estado da Bahia registrou um total de 16356 internações e 173060 dias de permanência de pacientes internados na em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), representando uma média de 10,6 dias de permanência, com variação significativa em função das ondas pandêmicas e da introdução de novas terapêuticas. O número total de óbitos alcançou 1.784 casos, refletindo em a cada mil pessoas 109 morrem, demandando uma análise cuidadosa das práticas de manejo clínico e da capacidade de resposta do sistema de saúde.

Conclusão

A análise dos resultados de 2020 a 2023 revela desafios cruciais nas UTIs da Bahia, com destaque para a permanência prolongada e altas taxas de óbito. Estes achados enfatizam a necessidade de melhorias no atendimento e gestão, orientando pelas estratégias que visem a eficácia do tratamento e a otimização dos recursos no SUS.

Área

Epidemiologia

Autores

Camila Monteiro Melo Correia, Tayla Emanuela Prudêncio De Araújo, Sheyla Beatriz Oliveira Santos , Tássio Vinicius Oliveira Araújo, Wesley Franco Dos Santos