Dados do Trabalho


Título

Análise Entre o Número de Internações e Número de Óbitos de Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio no Brasil no Período de 2013-2023.

Objetivo

Descrever o número de internações e o número de óbitos por infarto agudo do miocárdio (IAM) por região do Brasil no período de janeiro de 2013 até dezembro de 2023.

Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, utilizando dados de internação do IAM por regiões do Brasil nos últimos 10 anos. Os dados foram obtidos a partir do Sistema de Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS) e coletados através site do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DataSUS. As variáveis analisadas foram região do Brasil, ano de processamento, número de internações, média de permanência por internação e número de óbitos.

Resultados

Nos últimos 10 anos cerca de 10,8% de todas as internações por doenças cardiovasculares foi por IAM. Dentre as regiões com maior prevalência, destaca-se o Sudeste, com 49% das internações por IAM, maior número de óbitos (48,3%) e com um aumento de 85,3% no número de internações no intervalo analisado. Quanto as médias de permanência hospitalar por região e ano de processamento, a região Sul se destacou com um menor tempo de internação (5.6 dias), enquanto a região Norte apresentou a maior média de internação (8.3 dias), ambas variando da média nacional (7.2 dias).

Conclusão

Os resultados indicam que o IAM representa uma causa importante de internações e óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil. Esses achados evidenciam o impacto da doença na população brasileira, reforçando a necessidade de investimentos em medidas preventivas para controlar o aumento no número de casos e reduzir mortalidade.

Área

Epidemiologia

Autores

Matheus Nunez Costa, Yasmin Pires Marques Amorim, Lucas Carvalho Vianna, Carolina Brito Tourinho, Maria Consuelo Nunez Filha