Dados do Trabalho


Título

Ventilação mecânica- fatores que interferem no desmame efetivo do paciente

Objetivo

A ventilação mecânica (VM) tem um papel indubitável na preservação da vida, embora haja precedentes que interferem na posteridade do seu quadro clínico. O objetivo do presente trabalho foi identificar os principais fatores que influenciam no desmame do paciente em ventilação mecânica com o intuito de desenvolver estratégias de intervenção mais eficazes.

Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática, cuja sondagem de bibliografia foi realizada na base de dados PUBMED. A estratégia de busca incluiu os descritores “Artificial Respiration” e "Ventilator Weaning" combinados com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão foram: publicações dos últimos 15 anos, escritos em inglês, espanhol e português. Os critérios de exclusão: fuga do tema, estudos sem acesso ao texto integral e duplicação.

Resultados

Foram encontrados 11 estudos relevantes. Os artigos relataram fatores que influenciam na falha do desmame, são eles: idade avançada, doenças pulmonares, colonização por bactérias multirresistentes, pacientes dialíticos, aumento da pressão intracraniana, ventilação domiciliar prévia, disfunção cardiovascular e aumento do peptídeo natriurético. Entretanto, pacientes que sofreram trauma crânio encefálico (TCE) e principalmente em homens, o sucesso no desmame foi mais alto, assim como intervenções fisioterapêuticas de treinamento muscular inspiratória e mobilidade progressiva.

Conclusão

Os estudos presentes abordaram fatores de falha e sucesso no desmame de ventilação mecânica, logo, torna-se de extrema importância a utilização de tratamentos fisioterápicos para melhora progressiva do quadro clínico e um desmame efetivo em pacientes de UTI.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Laura Dantas Santos, Maria Clara Araújo Andrade, Mariana Nunes Cardoso, Samira Caetana Araújo dos Santos, Yasmin Paiva e Silva Aguiar de Oliveira