Dados do Trabalho
Título
Prevalência da mortalidade por meningite de acordo com faixa etária e região no Brasil nos últimos 5 anos
Objetivo
A meningite é uma afecção com altos índices de mortalidade, que podem chegar até 50%, principalmente se houver atraso no diagnóstico. Desta forma, nosso trabalho visa comparar as taxas de mortalidade da meningite a partir da faixa etária e região do Brasil, acentuando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento efetivo.
Métodos
Estudo confeccionado a partir de dados obtidos através do DATASUS. Os critérios de elegibilidade foram: mortalidade, faixa etária e regiões do Brasil. Foi considerado o período entre janeiro de 2019 e dezembro de 2023.
Resultados
Entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2023, ocorreram 4.733 óbitos por meningite, com maior incidência na região Sudeste (2.329 - 49,2%), seguida pelo Nordeste (897 - 18%). Além disso, foram incluídos no estudo pessoas com faixa etária abaixo de 1 ano até acima de 80 anos, com predomínio significativo de óbitos na faixa etária de 20 a 59 anos (2.417 - 51%), seguidos pela faixa etária “menores de 1 ano” (479 - 10%).
Conclusão
Em virtude da Meningite ser uma doença grave com diversas etiologias possíveis, por vezes o seu diagnóstico é fechado tardiamente, aumentando o número de maus prognósticos, e, consequentemente, o número de óbitos.
Em vista dos dados apresentados, fica explícita a necessidade do diagnóstico precoce de Meningite, pois quanto maior o atraso no tratamento inicial, maior a taxa de mortalidade, principalmente entre os paciente de 20 e 59 anos.
Área
Epidemiologia
Autores
Maria Luiza Andrade Cernadas, Aline Roseira Seixas Seixas de Medeiros, Hanna Queiroz Ribeiro Gonçalves, Julia Barbosa dos Santos, Raíssa Oliveira Rios, Caroline Tolentino de Jesus, Luma Souza Menezes, Maria Luiza Veiga Perez