Dados do Trabalho


Título

Prevalência da mortalidade por meningite de acordo com faixa etária e região no Brasil nos últimos 5 anos

Objetivo

A meningite é uma afecção com altos índices de mortalidade, que podem chegar até 50%, principalmente se houver atraso no diagnóstico. Desta forma, nosso trabalho visa comparar as taxas de mortalidade da meningite a partir da faixa etária e região do Brasil, acentuando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento efetivo.

Métodos

Estudo confeccionado a partir de dados obtidos através do DATASUS. Os critérios de elegibilidade foram: mortalidade, faixa etária e regiões do Brasil. Foi considerado o período entre janeiro de 2019 e dezembro de 2023.

Resultados

Entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2023, ocorreram 4.733 óbitos por meningite, com maior incidência na região Sudeste (2.329 - 49,2%), seguida pelo Nordeste (897 - 18%). Além disso, foram incluídos no estudo pessoas com faixa etária abaixo de 1 ano até acima de 80 anos, com predomínio significativo de óbitos na faixa etária de 20 a 59 anos (2.417 - 51%), seguidos pela faixa etária “menores de 1 ano” (479 - 10%).

Conclusão

Em virtude da Meningite ser uma doença grave com diversas etiologias possíveis, por vezes o seu diagnóstico é fechado tardiamente, aumentando o número de maus prognósticos, e, consequentemente, o número de óbitos.
Em vista dos dados apresentados, fica explícita a necessidade do diagnóstico precoce de Meningite, pois quanto maior o atraso no tratamento inicial, maior a taxa de mortalidade, principalmente entre os paciente de 20 e 59 anos.

Área

Epidemiologia

Autores

Maria Luiza Andrade Cernadas, Aline Roseira Seixas Seixas de Medeiros, ⁠Hanna Queiroz Ribeiro Gonçalves, Julia Barbosa dos Santos, Raíssa Oliveira Rios, Caroline Tolentino de Jesus, Luma Souza Menezes, Maria Luiza Veiga Perez