Dados do Trabalho


Título

Estratégias de Prevenção do Delirium em Unidades de Terapia Intensiva: Uma Revisão Sistemática

Objetivo

Avaliar as estratégias capazes de prevenir o delirium em unidades de terapia intensiva (UTI) por meio de revisão sistemática.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa na base de dados do PubMed com o objetivo de identificar trabalhos que abordassem a prevenção de delirium em individuos internados na UTI. Posteriormente, foram estabelecidos critérios de inclusão, cujo o principal foi estudos que abordassem a prevenção de delirium em UTIs. Foram analisados apenas estudos publicados no idioma inglês, entre 2019 a 2024. A estratégia de busca foi: (((delirium[Title/Abstract]) AND (prevention[Title/Abstract])) AND (Intensive Care Unit[Title/Abstract])) OR (ICA[Title/Abstract]).

Resultados

Ao aplicar os filtros de busca foram identificados dois métodos de prevenção do delirium: o método não farmacológico e o farmacológico. O primeiro consiste em ações como orientar o indivíduo diariamente, uso de luz consistente com os ciclos circadianos, incentivo à mobilidade precoce e otimização da função sensorial (audição e visão) garantido a disponibilidade de aparelhos auditivos e óculos, além de visitas familiares rotineiras. No segundo grupo, encontramos dois medicamentos principais: os antipsicóticos e a melatonina ou antagonistas de receptores da melatonina. Nota-se uma redução da incidência de delirium em inidivíduos internados por pós-cirúrgico em uso de melatonina. Na prática, o método farmacológico é menos empregado devido à ausência de evidências claras do efeito profilático, enquanto que o método não farmacológico demonstra bons resultados e evidências científicas.

Conclusão

A utilização de medidas não farmacológicas mostra-se uma alternativa propicia na prevenção de delirium em individuos internados na UTI, ademais as medidas farmacológicas requerem o desenvolvimento de mais estudos.

Área

Índices Prognósticos

Autores

Kellen da Silva Santos , Virna Silva Mascarenhas, Rebeka Mayara Almeida de Oliveira