Dados do Trabalho


Título

Prevalência da insuficiência renal em pacientes hospitalizados no Brasil de 2013 a 2023.

Objetivo

A insuficiência renal (IR) é classificada como anormalidade estrutural ou da função renal, que implica em prejuízo para a saúde (KDIGO, 2024). É uma afecção altamente prevalente e que impacta com altos custos no serviço de saúde. Assim, vale-se analisar o perfil epidemiológico dos pacientes hospitalizados com insuficiência renal no Brasil, para melhor compreender as características dos acometidos e, assim, pensar em maneiras de aprimorar o cuidado especializado para tais.

Métodos

Realizou-se um estudo retrospectivo e transversal, de cunho quantitativo, quanto à análise do perfil epidemiológico de pacientes internados com IR no Brasil de 2013 a 2023. Os dados foram recolhidos por meio do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/DATASUS), sendo as variáveis observadas: Número de Internações, Sexo, Faixa Etária, Etnia e Ano de Processamento.

Resultados

Segundo os dados coletados no DATASUS, a prevalência da IR é de aproximadamente 3,25% em pacientes hospitalizados de 2013 a 2023, com total de internações de 1.253.888. A doença é ligeiramente mais comum em homens (52,99%), pardos (36%), e na faixa etária entre 60 e 69 anos (22,5%).

Conclusão

Nos últimos dez anos, a preocupação com a insuficiência renal entre pacientes hospitalizados no Brasil tem crescido devido ao aumento na incidência dessa condição, reflexo do envelhecimento da população e do aumento de doenças crônicas. As informações analisadas são cruciais para direcionar políticas de saúde e estratégias de prevenção e tratamento, destacando a necessidade de abordagens mais eficazes para lidar com a insuficiência renal no contexto hospitalar brasileiro.

Área

Epidemiologia

Autores

Maria Clara Leal, André Silva Cabral, Mateus de Sousa Araújo