Dados do Trabalho


Título

Adesão da cabeceira elevada de pacientes intubados como prevenção de Pneumonia associada a Ventilação Mecânica (PAV) após treinamento em um hospital público na Bahia.

Objetivo

Avaliar a adesão da cabeceira elevada (CE), dos pacientes intubados, por profissionais da equipe multidisciplinar, após treinamento em serviço.

Métodos

Estudo descritivo quantitativo, realizado em duas unidades de terapia intensiva de um hospital público de grande porte da cidade de Salvador-Bahia, de maio a julho de 2023. Foi realizada uma coleta de dados sobre adesão a CE com instrumento estruturado aplicado antes e após o treinamento em serviço. O treinamento abrangeu toda equipe multiprofissional sobre a relevância da adesão a CE de (35° - 45°) como um dos indicadores para redução da PAV. Após o treinamento foram coletados dados de forma observacional a fim de avaliar a adesão à CE, foram analisados por frequências absolutas e relativas, através do software STATA versão 14.

Resultados

Antes do treinamento a adesão era de 58% (n=70), após a intervenção a adesão aumentou para 68% (n=88).

Conclusão

Houve aumento da adesão à CE após treinamento em serviço, contudo, ressalta-se a necessidade de estratégias contínuas para engajamento da equipe multiprofissional nos processos de melhoria contínua a fim de reduzir um dos indicadores de PAV.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

JULIANA BEZERRA DO AMARAL, ROSE ANNA RIOS DAVID, DANIELA FAGUNDES DE OLIVEIRA, VIVIANE SILVA DE JESUS, RAQUEL COSTA GOMES PORTELA SANTANA, JUSSANA SANTOS SOUZA, THAMYRES VAZ DE JESUS BITTENCOURT, RAMILA MARQUES NASCIMENTO