Dados do Trabalho


Título

Análise comparativa dos óbitos em indivíduos de 0 a 9 anos por bronquite aguda e bronquiolite aguda entre as regiões Nordeste e Sul do Brasil (2018 -2023): Um estudo ecológico misto.

Objetivo

Comparar o número de óbitos por bronquite aguda e bronquiolite aguda em crianças na faixa etária de 0 a 9 anos entre as regiões Nordeste e Sul durante o período de 2018 a 2023.

Métodos


Trata-se de um estudo ecológico misto, realizado por meio da consulta aos dados de morbidade hospitalar do SUS no Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), por meio do DATASUS. As variáveis utilizadas no estudo foram: número de óbitos e taxa de mortalidade por bronquite aguda e bronquiolite aguda em crianças de 0 a 9 anos entre 2018 e 2023, nas regiões Nordeste e Sul.



Resultados

Na análise dos dados, percebe-se um aumento no número óbitos de 2018 a 2023 em ambas as regiões. O valor máximo foi alcançado no ano de 2023 com 90 óbitos no Nordeste e 24 óbitos no Sul. Nesse sentido, nota-se que o número total de óbitos na região Nordeste é 25,12% maior do que na região Sul, entre 2018 a 2023. Da mesma maneira, a taxa de mortalidade na região nordeste é aproximadamente 23,7% maior do que na região sul, durante esse mesmo período.



Conclusão

Percebe-se que a região Nordeste possui uma quantidade significativamente maior nos óbitos e na taxa de mortalidade se comparada à região Sul. Tal fato se justifica por diversos fatores como hábitos de vida e condições climáticas, no entanto, a discrepância entre os sistemas de saúde de ambas as regiões acaba sendo o fator mais influente para os dados encontrados.


Área

Epidemiologia

Autores

GUSTAVO CRISLE DA SALVADOR DA SILVA, MARIA LUIZA PEREIRA DE MEDEIROS SANTOS , ISABELLE BANHE RAMOS, PEDRO HENRIQUE ALVES ARAGÃO