Dados do Trabalho
Título
Análise epidemiológica sobre o perfil dos pacientes portadores de Aids com tuberculose nos períodos de 2018-2022 na cidade de Salvador-BA.
Objetivo
Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes acometidos com Aids e Tuberculose na cidade de Salvador-BA.
Métodos
Trata-se de uma análise de dados quantitativa que utilizou informações secundárias do SINAN/DataSUS no período de 2018-2022. Verificou-se dados como: Faixa etária, sexo e casos notificados na Bahia.
Resultados
Entre os anos de 2018 e 2022 foram notificados 26.679 casos de pessoas portadoras de Aids com Tuberculose no Estado da Bahia, sendo que majoritariamente o sexo masculino foi o mais expressivo com 17.782 pessoas na faixa etária de 20-39 anos e 40-59 anos. No mesmo período, foram registrados 10.583 casos de pacientes que apresentaram Aids com Tuberculose em Salvador- BA, visto que há no total 6.836 casos no sexo masculino que predomina na faixa etária de 20-39 e 40-59. Sendo assim, é notório que a cidade Salvador apresenta predomínio de indivíduos que possui Aids com Tuberculose, sobretudo do sexo masculino, principalmente quando comparada com o Estado da Bahia.
Conclusão
Diante dos dados, nota-se que Salvador possui um alto índice de pacientes portadores de Aids com tuberculose, sendo que na cidade ainda foi observado uma alta incidência de casos nas mesmas faixas etárias e sexo. Associado a isso, o alto índice de portadores de Aids com Tuberculose em homens é observado, independentemente, da capital ou estado em análise. Isso porque, há uma queda na cobertura vacinal, além da falta de cuidados preventivos e de higiene pessoal. Portanto, a avaliação epidemiológica é fundamental, pois contribui significativamente para queda da morbimortalidade dos perfis apresentados.
Área
Epidemiologia
Autores
Camilli Vitória Rocha Menezes, Yasmim Machado Santos