Dados do Trabalho
Título
Uma análise da efetividade da espirometria à beira de leito como critério de admissão nas unidades de terapia intensiva para pacientes com Síndrome de Guillain-Barré
Objetivo
Analisar o uso da espirometria à beira de leito para admissão de pacientes com Síndrome de Guillain-Barré (SGB) nas unidades de terapia intensiva (UTI’s).
Métodos
Trata-se de uma revisão sistemática que analisou a produção científica nas bases de dados Pubmed e LILACS. Foram cruzados descritores em ciências “criteria” AND “admission” AND “intensive therapy” AND “guillain-barre syndrome”, com filtro de 5 anos. Artigos com foco em pediatria foram excluídos.
Resultados
Dos 5 estudos, 3 estavam adequados. Dos trabalhos selecionados, todos definiram a SGB como um distúrbio autoimune raro que pode levar tanto a danificação da mielina ou dos nervos periféricos, quanto à degeneração dos axônios, condição essa, que pode ser desencadeada por uma infecção bacteriana ou viral aguda. Nas pesquisas, a maioria apresentou, além dos critérios gerais para admissão de pacientes com SGB, como disfunção cardiovascular disautonômica grave e rápida progressão da fraqueza, a necessidade de intubação e ventilação (I + V) devido a problemas respiratórios, verificado por espirometria à beira de leito. Contudo, é incerto o quão efetivamente os parâmetros espirométricos, como a capacidade vital forçada, predizem a internação na UTI e a necessidade de I + V, pois os resultados são inconclusivos.
Conclusão
A implementação dos critérios de admissão em UTI’s para tais pacientes é importante, mas, referindo-se à espirometria à beira de leito, é necessário avaliar as divergências características entre os pacientes, como apresentação clínica, peso, idade e comorbidades respiratórias, para efetividade dos parâmetros espirométricos na previsão da necessidade de I + V.
Área
Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica
Autores
Ellen Caroline dos Anjos Rodrigues , Nickoly Victoria Gonçalves Ribeiro, Samilly Maria Sena Gama, Isabella Boeno Oliveira, Marianna Damasceno Tenório, Vinicius de Almeida Galindo