Dados do Trabalho
Título
Impacto da pandemia por COVID-19 na Unidade de Terapia Intensiva: revisão sistemática.
Objetivo
Avaliar o impacto da pandemia do COVID-19 no contexto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Métodos
Foram selecionadas 15 publicações indexadas nas bases de dados SciELO, Biblioteca Virtual de Saúde, LILACS, publicadas na íntegra, na língua portuguesa, entre os anos de 2020 a 2024.
Resultados
O rápido avanço da pandemia trouxe tanto consequências devastadoras para a humanidade quanto a crise no processo de gerenciamento dos recursos humanos, materiais e estruturais para as UTIs. Estudos mostraram mão de obra insuficiente, alta demanda de pacientes graves, escassez de UTI, insumos, ventiladores pulmonares e equipamentos de proteção individual, erros de medicações, falha na comunicação, para além do impacto psicológico enfrentado pelos profissionais de saúde. As grandes transformações na rotina de trabalho, resultaram em impacto direto no cuidado, em que os profissionais precisaram experimentar novas habilidades diante de cenários emergenciais assustadores. Esse contexto desnuda a fragilidade assistencial hospitalar brasileira e corrobora para o novo pensar sobre as práticas de gerenciamento dentro de UTIs.
Conclusão
Tendo em vista esse cenário, é possível avaliar a importância do aprimoramento sobre gestão, assistência em saúde e reestruturação hospitalar em tempos de pandemia, assim como a necessidade de maiores investimentos em profissionais de saúde e condições de trabalho.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Darcilene Fiuza Silva