Dados do Trabalho


Título

Resposta ao uso de anakinra associado ao tratamento de primeira linha em pacientes pediátricos com MIS-C grave

Objetivo

Analisar a eficácia do anakinra no tratamento da Síndrome Multissistêmica associada à Doença do Coronavírus (MIS-C) grave.

Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática analisando os dados acerca do assunto, recorrendo às bases de dados Pubmed e LILACS. Foi aplicado como estratégia de busca “MIS-C” AND “IVIG” AND “anakinra”, com filtro de 5 anos. Foi utilizado como critério de exclusão estudos que envolviam pacientes com doenças prévias.

Resultados

Foram encontrados 9 artigos que atendiam ao objetivo definido. Nestes estudos, analisou-se que, durante a pandemia da COVID-19, surgiu um alto número de crianças com doença inflamatória, conhecida como a MIS-C, condição que frequentemente evolui com miocardite ou choque. Até então, a imunoglobulina intravenosa (IVIG) e os glicocorticóides sistêmicos são as abordagens terapêuticas de primeira linha utilizadas nesses pacientes. Contudo, observou-se que alguns enfermos apresentavam uma resposta ruim ou pouco satisfatória com essa abordagem isolada. Então, foi feita a análise do uso do anakinra, antagonista do receptor interleucina 1 (IL-1), em associação à terapia principal, na qual os resultados foram promissores, com os pacientes apresentando melhorias na febre e na função cardíaca, além de estarem manifestando poucos efeitos colaterais, sendo mais comumente observado o aumento do alanina aminotransferase (ALT).

Conclusão

A administração de anakinra em conjunto com IVIG e glicorticóides sistêmicos em pacientes graves foi associada a uma rápida melhora das condições clínicas e bioquímicas, uma boa representação de segurança e um perfil de efeito colateral favorável, sugerindo o anakinra como um importante adjuvante no tratamento do MIS-C grave.

Área

Sepse e infecção

Autores

Nickoly Victoria Gonçalves Ribeiro, Isabella Boeno Oliveira, Ellen Caroline dos Anjos Rodrigues, Julia Pagliares Tominaga, Paulo Tsuyoshi Tominaga, Júlia Quintiliano Bomfim