Dados do Trabalho


Título

Identificação, estratificação e caracterização da lesão renal aguda em pacientes de uma unidade de terapia intensiva: uma coorte retrospectiva

Objetivo

Identificar e estratificar a lesão renal aguda em pacientes internados em uma UTI do Estado do Rio de Janeiro segundo a escala de RIFLE e descrever o perfil clínico epidemiológico desses pacientes.

Métodos

Estudo retrospectivo, com dados do mundo real extraídos de 237 pacientes adultos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro. Comitê de Ética nº 3.372.277. A estratificação da Lesão Renal Aguda (LRA) foi estabelecida de acordo com o sistema RIFLE, que estratifica a lesão como uma variação na creatinina sérica e alteração no débito urinário. Foram analisados dados clínicos e epidemiológicos da coorte estudada, sendo tratados e submetidos a uma análise por percentual descritiva.

Resultados

Foi identificado que 52 pacientes apresentaram critérios para LRA, sendo 52% estratificado como Risco, 29 % como Injúria e 19% como falência. Houve uma predominância da população masculina (63,5%), idosa (44%), com 1 a 10 dias de internação (75%), tendo hipertensão arterial sistêmica (46,1%) como comorbidade mais representada e com diagnóstico de admissão referente ao sistema neurológico (36,5%). Predominância de pacientes submetidos a ventilação mecânica invasiva (77%), balanço hídrico positivo (55,7%), uso de aminas vasoativas (27,7%) e diurético (24,1%), com desfecho óbito (61,5%) em sua maior representação.

Conclusão

Os dados apontam para uma população de alta vulnerabilidade com diversos fatores relacionados à piora clínica do paciente grave. Assumindo o pressuposto do perfil apontado, destaca-se a relevância dos dados como subsídio para identificação e intervenção precoce da lesão renal aguda de pacientes graves internados em unidades de terapia intensiva.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Luciana Costa Nogueira Cerqueira , Flávia Vieira Santos, Nathalia Rebello Ferreira Ferreira, Filipe Silva Reis, Gisele Nascimento Melo Manhães, Priscila Pradonoff Oliveira, Fabrício Souza Oliveira, Giselle Barcellos Oliveira Koeppe